50 perguntas #11 – Você está almoçando com três pessoas que você respeita e admira. Todos começam a criticar um grande amigo seu, sem saber que ele é seu amigo. A crítica é estranha e injustificável. O que você faz?
Ahhh, a empatia! Como ela pode estar presente em tudo em nossa vida e como ela pode nos ajudar a resolver os pequenos problemas que nos aparecem. Ela é chave para a pergunta dessa semana.
Com total certeza, eu iria defender o meu amigo(a). Sei que estou em uma mesa com pessoas ilustres que eu admiro como pessoas e como profissionais. Tenho até em minha mente quem poderia estar nessa mesa. Mas essas pessoas não conhecem o meu amigo, não sabem quem ele/ela é, o que faz ou como vive.
Na situação descrita na pergunta, iria pedir a palavra e mostraria para aqueles que estão fazendo as críticas, que a pessoa que estão ofendendo não é aquilo que pensam. Falaria que o meu amigo/amiga é uma pessoa com muitas qualidades e também defeitos, mas que o que estavam falando não era verdade sobre ele/ela.
Julgar é sempre muito fácil, entender, se colocar no lugar do outro é sempre bem mais complicado. E quando conseguimos entender os dois lados: o de quem julga e de quem é julgado, podemos nos posicionar como um mediador e mostrar que as coisas não são bem assim como as pessoas acham que são.
Temos sempre que ter certeza daquilo que iremos falar sobre alguém. Já fiz críticas estranhas e injustificáveis sobre pessoas que não conhecia direito e cara, como estava engana e que injustiça eu cometi. Hoje, não posso dizer que não faço mais isso pois sei que sou humana e sou suscetível a cometer erros, mas estou aprendendo a fazer cada vez menos isso. O melhor é sempre falar menos e ouvir mais. Para mim isso ainda é difícil, mas estou aos poucos tentando melhorar isso.
O que você faria em uma situação como essa? Como agiria: ficaria calada ou “rodava a baiana” Deixe sua resposta nos comentários.
♥
Mil beijos e até mais!
♥
Esse post faz parte do Projeto 50 perguntas que irão libertar sua mente. Caso tenha interesse em conhecer outras perguntas publicadas e as minhas respostas, clica aqui
No Comments