Olá Pessoal,
O post de hoje está um pouco diferente do que habitualmente coloco por aqui.
A proposta é um trabalho da faculdade sobre “Tecnologias da Comunicação”, no qual o grupo precisa apresentar tecnologias da informação e comunicação (TIC), como redes sociais e blogs de acordo com os conceitos estudados em sala de aula e fazer com a nossa turma interaja com a TIC.
Estamos no último semestre e a ansiedade pela conclusão dessa etapa está grande. Estamos cansados, estressados, desesperados e muito ansiosos para colocar em prática todos os ensinamentos que recebemos nesses últimos 3 anos. Estamos felizes também pois a missão está em 99%, só esperando o 100% chegar.
Para aliviar um pouco a tensão, decidimos deixar pequenos relatos sobre o que estamos sentindo em estar no último semestre do curso. Qual a sensação, a expectativa e o alívio em finalmente terminar o curso. Vamos ler alguns:
Andressa:
Muitas pessoas já me falaram que fazer faculdade não é fácil e posso dizer por experiência própria que não é mesmo. O último semestre então, está sendo um desafio descomunal, porém muito agregador. Cada etapa requer muito esforço, paciência e muita dedicação. Como aluna deste 6º semestre posso dizer que apesar dos pesares ele terá um fim e o mesmo, espero eu, feliz. Força e paciência que chegaremos lá.
Carla:
Gostaria de falar como estou passando por isso tudo com vontade e dedicação, mas não é verdade, estou quase endoidando. Não esperava que seria tão difícil, mas sei que cada minuto de desespero vai valer a pena e que no futuro vamos rir muito de todo esse sofrimento. O que vou levar dessa experiência, além de ser uma profissional da informação (vulgo Bibliotecária) são as amizades e os momentos incríveis que passei com essas meninas que vão fazer parte da minha vida a partir de agora.
Edilene:
Estar no 6º semestre me dá a sensação de uma etapa quase concluída, devido à ansiedade tenho a impressão que os últimos anos na faculdade passaram rápidos, porém esses dois meses não acabam (rsrs). Sinto que mais uma fase da vida esta para se completar e isso de fato me deixar tensa, porém feliz, fico contente com os aprendizados que ao longo deste período foram desenvolvidos e que ainda estão em desenvolvimento.
“Vamo que vamo”. Agora é agarrar na mão de Deus e ir (rsrs)
Iandra:
Estar no último semestre nos faz viver muitas emoções – alívio, desespero, mau-humor, estresse, cansaço…Mas, já está batendo uma saudade de viver essa correria, de trabalho, faculdade…Sentirei falta das amizades, espero manter o contato, nem que seja virtual, rsrs…Só sei que vou sentir falta de tudo isso.
Ui:
Pensar que a faculdade “teoricamente”, está chegando ao fim, é uma mistura de alívio com desespero! Esse último semestre está me deixando louca. TCC, trabalhos, provas…Não vejo a hora de acabar logo… Só espero que dê tudo certo e que quando eu olhar para trás, tenha a certeza do quanto eu aproveitei essa fase! Mas enquanto isso não acontece, melhor ir escrever o TCC…
Karin:
A sensação é de missão cumprida, mesmo com toda loucura que ainda está por vir porque ainda não terminou. Tenho aguardado esse momento há quase 10 anos e finalmente sentir esse gostinho não tem preço. Tem dias que você acha que irá dar conta, tem dias que você quer se acabar de chorar no chão do banheiro se sentindo incapaz. A recompensa é que tudo isso irá acabar e que todo o esforço valeu a pena!
Ionara:
Com toda a demanda excessiva de trabalhos, seminários e provas o último semestre é desgastante, sem contar toda a pressão e ansiedade provocada pela construção do TCC. O melhor de tudo está em pensar que falta pouco para a formatura, o título de Bibliotecária está cada vez mais perto e isso me deixa realmente feliz.
Thalita:
Cada dia que passa desse 6º semestre vejo que o nível de pressão física e psicológica aumenta, tanto minha quanto a dos meus colegas, devido ao pouco tempo que temos para realizar as atividades e o TCC. A cada semana que passa penso em desistir, mas o que me da força para dar continuidade é ver que meus colegas estão com as mesmas dificuldades porém não desistem dos seus objetivos por mais que esteja difícil. Sei que eu sentirei falta dessa correria…. mas por enquanto não(rsrsrsrs).
—
E aí? Deu para perceber a pressão??? É assim que nos sentimos quando o fim está perto. Não vejo a hora de colar grau e ter o canudo na mão. Contando os minutos já!
Meninas, quero agradecer a colaboração e a parceria nesse post. Obrigada por dividir esses sentimentos e aflições nessa última etapa. A companhia tem deixado tudo menos doloroso.
E vocês? Também estão terminando a graduação ou ainda tem um pequeno caminho para percorrer? O que vocês estão sentindo em estar no último semestre? Deixem seus relatos aí embaixo nos comentários. Pode chorar, rir, desabafar se lamentar ou tudo isso junto.
—
Até mais e mil beijos (multiplicado por 8, rsrs)
32 Comments
Marcos
16 de outubro de 2015 at 19:38Wow, sexto período é f….Tem muito trabalho – e o “TCC” acaba virando “tcc”
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 20:51Nem fala Marcos, muito trabalho nesse semestre que deveria ser só focado no TCC.
Mil beijos!!!
Ingrid e Fernanda
16 de outubro de 2015 at 19:44Parabéns meninas, amei o trabalho (Ingrid)
Concordo com o comentário acima (Fernanda)
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 20:53Ingrid e Fernada,
Agradeço aqui em nome de todas do grupo pelo carinho.
Mil beijos para vocês!!!
anonima
16 de outubro de 2015 at 19:44ALOOOOOOOOOOW
Leticya
16 de outubro de 2015 at 19:52Alooooooow²
Carla Lusquinho de oliveira
16 de outubro de 2015 at 20:12ALOOOOOOOOOOOO³
Hernani
16 de outubro de 2015 at 19:44Estar no último semestre é treta.
Parabéns pelo trabalho pessoal. arrebentaram.
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 20:54Obrigada Hernani. Agradeço em nome do grupo.
Vocês também irão arrasar!
Mil beijos!!!
joseli Garcia
16 de outubro de 2015 at 19:45Penso em desistir todos os dias, e todos os dias desisto de desistir, estamos juntas!
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 20:55Joseli,
Não desista, estamos aqui juntos nessa empreitada e iremos acabar juntos!
Mil beijos!!!
Leticya
16 de outubro de 2015 at 19:46No momento atual, minha única vontade é de que termine logo. A quantidade de trabalho na faculdade não acompanha a minha vida (ou o que sobrou dela). Estudar é uma delícia mas conciliar tudo é bem desafiador. Porém, no fundo, temos um tanto de sadomasoquistas, por isso, nesse momento, estou aqui acessando os cursos de pós e decidindo qual será a próxima aventura…. segura peão.
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 21:00Nossa, Leticya está animada.
A carga de atividades também não acompanha a minha e tive que abrir mão de muitos fins de semana e momentos com minha família por causa disso.
Depois dessa graduação irei dar uma pausa nos estudos.
Tenho outros planos que quero colocar em prática e preciso descansar um pouco desse mundo dos estudos.
Isabela
16 de outubro de 2015 at 19:46a experiência da graduação foi muito boa para mim. eu trabalhava em uma área que não gostava, e hoje sou muito feliz , trabalhando na área que estudo, a biblioteconomia. O último semestre é tão dificil quanto os outros: tem prova, trabalhos….. o tcc na realidade, foi muito bom para mim: eu peguei um assunto que eu realmente gosto, tenho curiosidade, então o processo fica mais “fácil”. Mas td vale a pena…..
Hernani
16 de outubro de 2015 at 19:49Nerd
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 21:09Isabela, que bom que está tendo uma experiencia legal com o seu TCC.
Ainda não cheguei nesse momento, mas acho que logo logo o tratarei como meu precioso.
Mil beijos
Anônimo
16 de outubro de 2015 at 19:46Contanto as horas, minutos e segundos para isso acabar logo!
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 21:12Está acabando, está acabando.
É o que me conforta.
Mil beijos!!!
Iolanda Rodrigues
16 de outubro de 2015 at 19:47O comentário da Carla me representa… loucura, loucura, loucura
Espero por dias melhores, quero minha vida de volta rs :(.
Dramas a parte, a experiência está sendo única e agregará grande valor na minha vida profissional.
Desejo boa sorte a todos!
Abraço
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 21:11Iolanda,
Os dias melhores virão. É a nossa recompensa depois de tanta provação, rsrsrs
Tudo isso valerá a pena, assim espero!
Mil beijos!!!
Janaina
16 de outubro de 2015 at 19:48Força e dedicação para todos nós!!! Falta pouco..; )
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 21:14Janaina,
Que jornada, não??? Desde 2011 nessa luta e finalmente conseguiremos nos tornar bibliotecárias.
Obrigada pela companhia nessa empreitada.
Mil beijos!!!
Erica
16 de outubro de 2015 at 19:49A faculdade exige muito de nós, de fato, já tive essa experiência antes. Conciliar faculdade, trabalho e vida, então… mas o aprendizado é muito gratificante, e não há limites pra sonhar com o futuro daqui pra frente! é uma área que proporciona as mais diversas experiências, e eu já tenho tido a sorte de vivenciá-las. Vamos aguentar firme!
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 21:36Erica, está acabando, Yehhh!!!
Está etapa está acabando, mas o caminho pela frente é longo e promissor.
Mil beijos!!!
Isabel Cabral
16 de outubro de 2015 at 19:50Vendo os comentários, pude me sentir menos incapaz, pois todos os sentimentos são comuns e eu que achava que só eu me sentia assim, enfim, esse TCC deixa todo mundo louco, e a vontade é que tudo termine o mais rápido possível, e poder alcançar logo os objetivos tão esperados!
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 21:41Isabel,
Não está sozinha, estamos todos loucos com esses últimos momentos da faculdade.
Mas está acabando e logo poderemos descansar e ver nossa objetivo alcançado.
Mil beijos!!!
Deiziana Cardoso
16 de outubro de 2015 at 19:54Realmente, compartilho os comentários de todas. Estou passando pela mesma coisa. Nunca pensei que o último semestre traria tantas sensações, emoções tão diferentes e contrárias. Todos os dias sinto todas elas de uma vez!
Medo, tristeza, raiva, ansiedade,alegria e assim vai… me perseguem. Nunca senti tudo isso! Ninguém nunca me disse que seria assim. Deveriam escrever um livro sobre como Treinar um possível Universitário, ou algo do tipo, porque assim, todos se prepararia melhor. É o que eu acho!
A única coisa que eu garanto é que não quero mais passar por isso. É agonizante!
Só espero que tudo acabe bem. kkk
Karen, parabéns pelo blog! ótimo! Sou a tua nova seguidora!
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 20:48Deiziana, já está no fim e acho que estamos todos com essa sensação de prisão agonizante.
Falta pouco e acho que logo logo estaremos sem esses sentimentos tão desesperadores e felizes com essa etapa concluída.
Mil beijos!!!
Regina
16 de outubro de 2015 at 19:57Terminar a primeira faculdade é difícil, imagine a segunda!
Relutei muito em começar a nova, mas minha vida como professora perdeu um pouco o sentido de ser e fui procurar outros ares ainda ligados à área de educação e dos livros.
Estou animada com as novas perspectivas, mas desanimada com tantos trabalhos para ser entregues e a frustração com a faculdade que deixa muito a desejar por seu nome e tradição na área de Biblio, pretendo não recomendar a faculdade, mas sim o curso em qualquer outro lugar rsrs
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 20:39Oi Regina,
Acho que fazer uma segunda graduação é uma grande decisão, mas é o melhor caminho quando estamos insatisfeitos com algo em nossa vida.
Também compartilho da mesma opinião sobre a faculdade. Os últimos semestres fiquei um pouco decepecionada com a instituição também.
Mas já estamos acabando e acho que essa questão ficará no passado e iremos tirar proveito disso tudo.
Mil beijos
P.S.: Já fui visitar seu blog também.
Rosa
16 de outubro de 2015 at 20:10Adorei o blog, Parabéns, chegar aqui no último semestre não foi nada fácil, mas superei as dificuldades e obstáculos e finalmente estou quase Bibliotecária!!!
Conquistei amizades especiais que continuaram, sentirei falta dessa loucuraaa!!!
A todos sucesso, conquistas e que sejam ótimos profissionais Bibliotecários (a), fazendo a diferença por onde estiver!!!
Valeu!!!
Rosa Cristina de M. Assis Costa
Karin de Oliveira
17 de outubro de 2015 at 20:27Rosa, Imagino que não foi nada fácil mesmo!
Está acabando e logo logo toda essa loucura valerá a pena!
Mil beijos!!!