Menu
Decoração

Sobre cactos e suculentas

Sobre cactos e suculentas 1

Hoje quero conversar com vocês sobre cactos e suculentas. Minha vida toda foi em contato com a natureza. Até vir morar em São Paulo.

A casa da minha mãe é numa região muito arborizado com plantas por todo lado. Diria que é numa região rural, mas de rural não tem nada. Tem plantas e árvores de tudo quanto é jeito. Minha avó tinha um canteirinho com vários tipos de plantas e eu adorava ficar lá brincando e me divertindo. Era a maior diversão aguar as plantas no final da tarde. #saudadesvó

Quando vim morar em São Paulo o contato com a natureza quase acabou. O máximo que eu conseguia com plantas era o Parque do Ibirapuera. Ou as tentativas de verde dentro de casa.

Tentei algumas plantinhas na minha casa: violeta, pimenteira. Durava alguns meses, mas não muito mais do que isso. A vida corrida e falta de tempo de cuidar e dar atenção sempre foram o que ocasionavam a morte das coitadinhas

Então começou a vibe de cactus e suculentas se espalhando por aí e lembrei que essa é uma ótima opção para colocar um “toque de verde” na casa e que não requeria uma atenção constante (o que não significa que podemos largar mão que a plantinha irá sobreviver sozinha).

Sempre gostei de cactos. Lembro de um passeio que eu fiz há mais de 8 anos e descobri uma área no Jardim Botânico do Rio só com as mais variadas espécie de cactos que eu já havia visto, o cactário. Lá tem cactos e suculentas desde a década de 40. São plantas realmente intrigantes e altamente fotogênicas.

Assim que me mudei para o meu novo lar, comprei dois vasinhos de cactos para começar a decorar a área de serviço. Semana passada, decidi comprar duas especies de suculentas para fazer companhia aos cactos. Aproveitei e comprei um novo potinho para mudar as plantinhas de vaso.

Tem sido uma terapia cuidar delas. Às vezes vou lá e converso um pouquinho, rego e cantarolo (plantinha tem sentimentos também, viu!?). Um dos momentos mais felizes é quando troco elas de vasinhos.

Ainda tenho que trocar uns vasinhos e estou afim de fazer uns DIY com eles, estou sem muitas ideias, mas vou dar uma fuçada no Pinterest para ficar inspirada.

Pequeno guia sobre cactos e suculentas

Pensei em fazer esse guia para reunir vários posts com dicas sobre cactos e suculentas. Tem dicas sobre como cuidar, como plantar, Faça você mesmo de vasinhos e alguns locais para comprar suas plantinhas.

  • As plantinhas que aparecem aqui no post foram compradas em uma loja aqui em SP, próximo da República: a Jardin.
  • Cactos e suculentas são plantinhas fáceis de encontrar (e baratinhas também). Além de floriculturas e lojas de jardinagem, vocês podem encontrar em supermercados, no setor de jardinagem.
  • A Adri, do Pequenina Vanilla, fez um post mostrando onde comprar essas plantinhas lá em Curitiba.
  • A Zilah, do Toda Coisinha, também falou onde comprar as plantinhas e ainda mostou a sua pequena coleção.
  • Onde comprar cactos e suculentas em Brasília é um post bem explicativo e divertido feito pelo Math, do Blog do Math.
  • Um guia completo sobre como cuidar de cactos e suculentas foi elaborado pela Alice, do blog Jardim do CoraçãoAlém desse guia, há muitos outros posts no blog falando sobre as plantas e também cuidados com elas.
  • Lá no blog Serendipity, a Melina mostra como plantar suculentas em um post muito fofinho.

Se tiver interesse em conhecer mais, em uma simples busca sobre essas plantinhas você consegue encontrar muitos links interessantes que irão ajudar a montar um pequeno cactário.

Me digam: vocês também curtem cactos e suculentas ou tem alguma outra plantinha em casa? Tem vontade de ter cactos e suculentas para chamar de seu?


Mil beijos e até mais!

About Author

Karin Paredes, 37 anos baixinha, tagarela, adora livros e bibliotecas. Bibliotecária, casada com o Eduardo e mãe da Caliope (calopsita). Carioca vivendo sonhos em São Paulo. Venham conhecer um pouco do meu cantinho de inspirações e alegrias.

9 Comments

  • Dani Georgeto
    6 de novembro de 2015 at 11:53

    Oi, Karin, acho que muita gente acabou aderindo às suculentas, porque, como você disse, dá um toque de verde em casa sem muito trabalho. Compro as minhas em supermercado, mas elas costumam ser bem feinhas e malcuidadas. Gostei da dica de loja, vou dar uma passada lá qualquer dia desses. Beijos

    Reply
    • Karin de Oliveira
      7 de novembro de 2015 at 10:38

      Dani,
      É uma pena as plantinhas chegarem nesse estado, né.
      Ainda bem que podemos reverte essa situação
      A loja fica próximo ao Mackenzie, em frente a Biblioteca Monteiro Lobato.
      É pequena, mas muito fofinha.
      E as atendentes simpáticas.
      Mil beijos!!!

      Reply
  • Bessie B.
    10 de novembro de 2015 at 13:05

    As tuas flores tão lindas! A Jess do omundodejess.com pintou uns vasos de um jeito super fofo, indico dar uma passa lá pra ver! Já me aventurei com cactos e suculentas, mas no fim só as artificiais que duram aqui em casa. Minhas suculentas geralmente começam a crescer e fica tão feias que não sei lidar 🙁 já os cactos são alvos de um dos meus gatos, ele consegue desenterrar a plantinha hahaha quem sabe um dia eu compro uma samambaia, que é bem mais fácil de cuidar, ai terei uma chance com plantinhas.

    Reply
    • Karin de Oliveira
      15 de novembro de 2015 at 19:06

      Samambaias me lembram a infância, minha mãe as adorava. Sempre tinhamos uma em casa.
      Obrigada pela dica do blog da Jess. Já havia visto, mas aproveitei e dei uma atualizada para esse post virar um guia.

      Mil beijos

      Reply
  • Alice Saraiva
    10 de novembro de 2015 at 21:09

    Oi Karin,
    Fico sempre muito feliz em ver cada vez mais pessoas compartilhando esse amor por cactos e suculentas. No fundo, é a mais pura vontade de deixar esse mundo um pouco #maisverde. Sou fã dessas fofuras porque consomem pouca água e ainda nos enchem a casa e a vida de amor.
    Obrigada por compartilhar nosso guia de cuidados. Fico muito feliz em ajudar outras pessoas a cultivar esse amor!
    Sua coleção está linda – e vou adorar vê-la cada vez maior – e se tem uma dica que gostaria de dar é que vc dê preferência aos vasos furados. Elas ficam lindas em xícaras, latinhas e cachepots, mas duram muito mais e vivem melhor em um vasos com furos de drenagem. Com certeza, vai facilitar a sua vida também! 🙂
    Um beijo, flor!

    Reply
    • Karin de Oliveira
      15 de novembro de 2015 at 17:44

      Olá Alice!
      Obrigada por vir aqui comentar.
      Quando encontro coisas bacanas, gosto muito de compartilhar.
      Obrigada pela dica dos vasinhos.
      Os daqui de casa são de metal, mas fiz furinhos para fazer a drenagem.
      Tem dois estabanados aqui em casa e dei preferencia para esses para não quebrarem.
      Mil beijinhos!

      Reply
  • Stephanie Ferreira
    21 de novembro de 2015 at 14:00

    Karin, adorei conhecer suas plantinhas *-* Eu adoro suculentas, acho tão lindas e fotogênicas! Preciso tomar vergonha na cara e comprar algumas.
    E aah, eu moro em um chácara então aqui tem plantas de sobras rs
    Um beijo

    Reply
  • amanda
    13 de maio de 2016 at 15:25

    cactos e suculentas são muitos lindos mesemo, sou apaixonada, tenho ate alguns, mas sempre quero mais <3

    Reply
    • Karin Paredes
      30 de maio de 2016 at 17:23

      Amanda, também sempre quero mais um. Agora to viciada em visitar lojas de plantas só para ver os cactos e comprar!
      Obrigada pela visita!
      Mil beijos!!!

      Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.